Atividades Grupais em Saúde Operadas no cotidiano de Profissionais do Rio Grande do Sul

Autores

  • Véra Lúcia Miron Unijuí
  • Isabel Cristina Pacheco Van der Sand Unijuí
  • Marinês Tambara Leite Unijuí
  • Joseila Sonego Unijuí
  • Graziele Strada Sartori Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2001.01.29-42

Resumo

Investigou-se as atividades grupais exercidas por 47 profissionais de saúde, regularmente matriculados no Programa de Pós-graduação em Saúde da Unijuí, procedentes de 23 municípios do Rio Grande do Sul, atuantes em unidades básicas de saúde (46,8%), coordenadorias de saúde (6,4%), hospitais gerais (12,7%) e outros (31,9%). Quinze profissionais (31,9%) coordenam grupos sendo cinco referidos a reuniões de equipe e dez à atenção à saúde, caracterizando-se como grupos operativos. Qualificação do trabalho e educação em saúde são as principais finalidades. Há grupos com até 91 elementos dificultando o atendimento de suas finalidades. Os encontros acontecem em sua maioria no próprio serviço e, alguns, em espaços comunitários. A coordenação de grupos é uma imposição da atribuição laboral para 86,7% dos coordenadores, destacando-se o enfermeiro como o que mais assume essa tarefa. Os respondentes mencionam fontes formais e informais de aprendizado sobre grupos, verificando-se, contudo, pouca formação teórica para o entendimento das dinâmicas grupais. A atividade grupal não se
constitui, para a maioria, em uma prática regular e de escolha para a assistência à saúde da população entre o grupo estudado.

Biografia do Autor

Véra Lúcia Miron, Unijuí

Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Doutora em Enfermagem pela EERP-USP.

Isabel Cristina Pacheco Van der Sand, Unijuí

Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Mestre em Enfermagem pela EEUSP.

Marinês Tambara Leite, Unijuí

Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP-USP.

Joseila Sonego, Unijuí

Acadêmica de enfermagem, 8º semestre, Departamento de Ciências da Saúde da Universidade
Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bolsista do Programa Institcuional de Bolsas de Extensão – PIBEx.

Graziele Strada Sartori, Unijuí

Acadêmica de enfermagem, 4º semestre, Departamento de Ciências da Saúde da Universidade
Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bolsista integral do Fundo Gratuidade – Unijuí.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Como Citar

Miron, V. L., Van der Sand, I. C. P., Leite, M. T., Sonego, J., & Sartori, G. S. (2013). Atividades Grupais em Saúde Operadas no cotidiano de Profissionais do Rio Grande do Sul. Revista Contexto &Amp; Saúde, 1(01), 29–42. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2001.01.29-42

Edição

Seção

Artigos