Avaliação Nutricional de Pacientes Oncológicos Adultos e Idosos Internados e Ambulatoriais de um Hospital Geral
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2003.05.17-36Resumen
Objetivo: Avaliar o estado nutricional de pacientes oncológicos, identificar hábitos alimentares e ambientais e relacioná-los com a doença neoplásica. Metodologia: Estudo de delineamento transversal, com amostra de 39 indivíduos. Constou de avaliação antropométrica, avaliação de exames laboratoriais, avaliação subjetiva global e anamnese alimentar. Resultados: A faixa etária dos pacientes foi de 32 a 81 anos, de ambos os sexos. Foram identificados 20 tipos diferentes de neoplasias, sendo que a de mama e pulmão tiveram maiorprevalência. Em relação ao diagnóstico nutricional a maioria dos pacientes apresentou-se eutrófico (54%). Com relação à ingestão de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar, 41% dos pacientes referem esta prática. Dos pacientes estudados, 78% referiu o consumo diário de gordura de origem animal. Considerações finais: A maioria dos pacientes apresentou uma perda gradual de peso desde o diagnóstico da patologia, e encontram-se eutróficos. Percebe-se que o tempo de convívio com a neoplasia e o grau de severidade, são fatores determinantes para o resultado da avaliação nutricional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.