Conhecimento de Estudantes de Escolas Inseridas no Projeto “Encontro” do Centro de Atendimento ao Adolescente do Município de Ijuí, sobre DST/HIV/AIDS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.06.43-62Resumen
A Aids, assim como outras DSTs, representam um agravo à saúde de grande importância nos dias atuais, merecendo destaque a disseminação entre os adolescentes. Diante desta realidade o presente estudo tem como objetivo identificar o conhecimento de adolescentes, estudantes de escolas de Ijuí,participantes do Projeto Encontro do Centro de Atendimento ao Adolescente do Município de Ijuí (Caami), acerca de DST/HIV/Aids. É uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. Os sujeitos são 164 estudantes de escolas inseridas no projeto Encontro, implementado pelo Caami, os quais responderam
um questionário com questões abertas e fechadas. Os dados foram analisados conforme proposto por Gil (1999) para estudo quantitativo. Com o estudo percebemos o quão necessárias são as intervenções entre os jovens, já que são vulneráveis às DST/HIV/Aids, inseridas no universo cultural e no cotidiano dos mesmos, fazendo parte de programas que visem a redução dos índices desses agravos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).