Exercício físico, sedentarismo e bem-estar dos/as estudantes universitários/as portugueses/as
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13371Palabras clave:
ensino superior, satisfação com a vida, felicidade, atividade físicaResumen
A atividade física é considerada um comportamento de saúde positiva, sendo amplamente reconhecida a influência do exercício físico no bem-estar e qualidade de vida dos/as estudantes universitários/as. Os estilos de vida adquiridos durante o período acadêmico são passíveis de se manter ao longo da vida desse estudantes. O objetivo deste estudo foi explorar a relação entre a prática de exercício físico, o comportamento sedentário e o bem-estar de estudantes de uma universidade do norte de Portugal. Neste estudo, de carácter transversal, participaram 840 estudantes (55.4% pertencentes ao sexo feminino). A recolha de dados foi realizada por questionário validado e autoadministrado, composto pelo Godin Leisure-Time Exercise Questionnaire, para medir a prática de exercício físico, ao qual se acrescentou um item relativo ao comportamento sedentário, e pela Well-being Health Perception Scale (WbHPS) para medir o bem-estar. A prática de exercício físico, o bem-estar e a percepção de saúde encontram-se correlacionados, indicando que os/as estudantes sedentários/as revelaram um menor nível de bem-estar e percepção de saúde. Os itens que mais contribuem para os baixos escores da escala em universitários/as sedentários/as são a perceção de saúde e a satisfação com a forma física. Este estudo destaca a importância da prática de exercício físico na promoção do bem-estar dos/as estudantes, evidenciando que as instituições de Ensino Superior não se devem limitar ao desenvolvimento de competências profissionais, mas incluir estratégias que promovam o desenvolvimento holístico, incluindo a prática de exercício físico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).