Exercício físico, sedentarismo e bem-estar dos/as estudantes universitários/as portugueses/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13371

Palavras-chave:

ensino superior, satisfação com a vida, felicidade, atividade física

Resumo

A atividade física é considerada um comportamento de saúde positiva, sendo amplamente reconhecida a influência do exercício físico no bem-estar e qualidade de vida dos/as estudantes universitários/as. Os estilos de vida adquiridos durante o período acadêmico são passíveis de se manter ao longo da vida desse estudantes. O objetivo deste estudo foi explorar a relação entre a prática de exercício físico, o comportamento sedentário e o bem-estar de estudantes de uma universidade do norte de Portugal. Neste estudo, de carácter transversal, participaram 840 estudantes (55.4% pertencentes ao sexo feminino). A recolha de dados foi realizada por questionário validado e autoadministrado, composto pelo Godin Leisure-Time Exercise Questionnaire, para medir a prática de exercício físico, ao qual se acrescentou um item relativo ao comportamento sedentário, e pela Well-being Health Perception Scale (WbHPS) para medir o bem-estar. A prática de exercício físico, o bem-estar e a percepção de saúde encontram-se correlacionados, indicando que os/as estudantes sedentários/as revelaram um menor nível de bem-estar e percepção de saúde. Os itens que mais contribuem para os baixos escores da escala em universitários/as sedentários/as são a perceção de saúde e a satisfação com a forma física. Este estudo destaca a importância da prática de exercício físico na promoção do bem-estar dos/as estudantes, evidenciando que as instituições de Ensino Superior não se devem limitar ao desenvolvimento de competências profissionais, mas incluir estratégias que promovam o desenvolvimento holístico, incluindo a prática de exercício físico.

Biografia do Autor

Regina Ferreira Alves, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Universidade do Minho. (Uminho). Braga, Portugal.

Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Universidade do Minho. (Uminho). Braga, Portugal.

José Alberto Gomes Precioso, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Universidade do Minho. (Uminho). Braga, Portugal

Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Universidade do Minho. (Uminho). Braga, Portugal

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

Alves, R. F. ., & Precioso, J. A. G. (2022). Exercício físico, sedentarismo e bem-estar dos/as estudantes universitários/as portugueses/as. Revista Contexto & Saúde, 22(46), e13371. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13371

Edição

Seção

Artigos