TRABALHANDO COM A LOUCURA: a Enfermagem no Instituto Psiquiátrico Forense
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.37-46Resumen
Este estudo tem como objetivo apreender a percepção da equipe de enfermagem sobre o seu trabalho no Instituto Psiquiátrico Forense/RS. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, exploratória, do tipo estudo de caso. Para a obtenção dos dados, lançamos mão da entrevista semi-estruturada, gravada e transcrita na íntegra. Os sujeitos desta pesquisa foram 16 trabalhadores de enfermagem do Instituto Psiquiátrico Forense/RS. A análise baseou-se nos passos metodológicos propostos por Minayo (2002). O estudo respeitou os preceitos éticos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos conforme Resolução 196/96 do Ministério da Saúde, assim como o Código de Ética dosprofissionais de enfermagem. Considerando a similaridade das
informações, estas foram agrupadas em uma temática de análise. A mesma versa sobre o trabalho no Instituto Psiquiátrico Forense na percepção da equipe de enfermagem. Ao se expressar, a equipe de enfermagem abrangeu questões bastante amplas, dentre elas, relatou gostar do que faz, sofrer, ter medo, referiu falta de recursos materiais e humanos, além do profissional enfermeiro em tempo integral. O estudo pode contribuir para reflexões sobre a atuação de enfermagem em um espaço com características de manicômio judiciário.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).