OFICINA DOS SENTIDOS: o Enfermeiro Refletindo Sobre o Sujeito Perceptivo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.47-54Resumen
O presente estudo tem como objetivo relatar sobre uma oficinados sentidos. Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado
como relato de experiência. As oficinas foram realizadas em um Centro de Atenção Psicossocial. As atividades realizadas foram de integração entre os participantes, discussão teórica, confecção de painéis, trabalho com argila, passeio no parque e técnica de sensibilização dos sentidos. A oficina propiciou ações a serem desenvolvidas pelo enfermeiro como: transmitir uma atitude de aceitação; encorajar o usuário a expressar a si mesmo abertamente; promover sentimentos de controle pessoal; incentivar a tomada de decisões independentes; reconhecer os pontos fortes do usuário; discutir temores, encorajando o envolvimento em novas atividades; ajudar o usuário a evitar ruminar insucessos passados e; reconhecer os esforços bem-sucedidos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.