AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DE FÓRMULA NUTRICIONAL ENTERAL PADRÃO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.13.21-31Resumen
Na nutrição enteral (NE) as fórmulas-padrão indicadas para pacientes sem necessidades nutricionais específicas têm sido utilizadas para amplo espectro de pacientes. De custo inferior às fórmulas especializadas, a sua adequação em situações específicas é discutida, assim como o real custo/benefício das fórmulas especializadas. Considerando estes aspectos, este estudo objetivou avaliar a adequação nutricional de fórmula padrão nutricionalmente completa e rotineiramente utilizada pela Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) de uma Unidade Hospitalar referência na Região Noroeste doEstado do RS em pacientes em terapia nutricional enteral. Esta é uma pesquisa transversal, descritivas, com população constituída por pacientes maiores de 19 anos, em nutrição enteral exclusiva. Variáveis avaliadas foram adequação de macro e micronutrientes a partir de prescrição individualizada no primeiro dia de NE. Fizeram parte do estudo 23 pacientes, sendo 52,2% do sexo feminino e 42,8% do masculino, com idade média de 68,6 ± 16,0 anos, com predominância de pacientes portadores de AVC (34,8 %) e câncer (30,4 %). Quanto aos parâmetros nutricionais utilizados, 8,7% apresentavam-se eutróficos (Avaliação Subjetiva Global), 39,1% desnutridos (albuminemia) e 14,3% e 75% dos pacientes, menores de 60 anos e idosos, respectivamente,
apresentavam-se desnutridos (segundo o IMC- kg/m²) e
73,9 % apresentavam anemia. A média de permanência em NE foi de 9,78 dias. Concomitante ao aumento linear do volume administrado, a evolução das quilocalorias e proteínas ofertadas atingiu, em média, valores próximos à recomendação no quinto dia da evolução da NE com 98,2 % ± 7,1 e 102,0 % ± 11,0, respectivamente. Já as recomendações
de restrição do sódio foram ultrapassadas e recomendações de
maior aporte de ferro e de magnésio foram atingidas. O maior aporte de cálcio e o potássio não foi atingido. A fórmula-padrão mostra adequação calórica e proteica, assim como de ferro, a um amplo espectro de quadros patológicos e nutricionais. Limitações da utilização do produto derivam do seu teor de sódio, inadequado para restrições severas ou moderadas, teor de potássio e cálcio, insuficiente para demandas maiores, sugerindo necessidade de um número adicional restrito de fórmulas mais especializadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).