DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DA POPULAÇÃO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DO BAIRRO GLÓRIA, IJUÍ/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.13.41-44Resumen
Este estudo foi executado no bairro Glória, município de Ijuí-RS, no período de maio a dezembro de 2006, tendo como população-alvo os indivíduos portadores de diabetes mellitus e hipertensão arterial, usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS). A população de abrangência desse bairro é de 3.991 habitantes, divididos em 6 microáreas, havendo cadastrados 94 indivíduos diabéticos e 411 hipertensos. O objetivo do estudo foi realizar um diagnóstico preliminar da população de hipertensos e diabéticos do bairro Glória da cidade de Ijuí/RS. O instrumento de pesquisa foi estruturado com sete subitens, constando dados sobre identificação, informações sobre o tratamento, hábitos, exame físico e psicossocial. A entrevista foi realizada na residência dos indivíduos por acadêmicos dos cursos da saúde da Unijuí e, após, procedeu-se à tabulação dos dados e criação do banco no software Epi Info 6.02. Foram
entrevistados 504 indivíduos, dos quais analisaram-se 170 questionários. Verificou-se que a população necessita de maior informação sobre sua condição de saúde. Conclui-se que só a Unidade Básica de Saúde não consegue viabilizar a oferta integral de ações da saúde às necessidades da população, com a participação de outros órgãos ou instituições sendo fundamental nesse processo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).