Perfil sociodemográfico e de saúde mental de estudantes universitárias no contexto do ensino remoto emergencial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.49.14400

Palabras clave:

saúde mental, pandemias, COVID-19, universidades

Resumen

A pandemia de COVID-19 gerou desafios para a saúde mental da comunidade acadêmica. Este artigo tem como objetivo descrever o perfil sociodemográfico e de saúde mental de estudantes universitárias de uma universidade do Sul do país no contexto do ensino remoto emergencial. Trata-se de um estudo descritivo realizado com 329 estudantes universitárias, entre 4 de agosto e 12 de setembro de 2020. Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicado online. Para o perfil sociodemográfico as questões incluíam etnia, idade, estado civil, renda familiar, curso de graduação e semestre. Para caracterizar a saúde mental das universitárias foram medidos os níveis de depressão através do PHQ-9 (Patient Health Questionnaire), o grau de ansiedade por meio do IDATE (Inventário de Ansiedade Traço e Estado) e a ideação suicida pela Escala de Ideação Suicida de Beck (BSI - Beck Scale for Suicide Ideation). Resultados e discussão: as estudantes eram em maioria brancas (77,5%), entre 18 e 24 anos (77,1%), sem companheiro 88,4%, das classes econômicas E (43,3%) e D (28,3%). Maioria da área da saúde (70,2%), entre o quarto e sexto semestre (40%). Foram rastreadas para depressão 85,4%, enquanto 24% apresentaram níveis altos de ansiedade traço (49,5% nível médio, 26,4% nível baixo). Os níveis de ansiedade estado foram classificados como alto para 21,3%, médio para 51,4% e baixo para 24%. No total 25,5% apresentaram ideação suicida. Conclusão: o estudo contribui na descrição da população estudada e na identificação da prevalência de depressão, ansiedade e ideação suicida entre as estudantes universitárias.

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Publicado

2024-09-18

Cómo citar

Larrosa, J. M. F., Guedes, A. da C., Kantorski, L. P., Machado, R. A., Brum, A. N., Guerin, M. N., & Souza, J. A. (2024). Perfil sociodemográfico e de saúde mental de estudantes universitárias no contexto do ensino remoto emergencial. Revista Contexto &Amp; Saúde, 24(49), e14400. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.49.14400

Número

Sección

Artigo Original