PROJETOS DE VIDA E MÉTODO AUTOFOTOGRÁFICO: Pesquisa Com Adolescentes em Conflito Com a Lei
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.435-444Resumen
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a relaçãoentre adolescência, violência e medidas sócio-educativas em adolescentes em conflito com a lei, considerando a utilização do método fotográfico como uma ferramenta útil para realização de pesquisa com essa população. Observa-se que essa população pode apresentar dificuldades na utilização apenas do relato verbal. Para tanto, inicialmente apresenta-se os vínculos entre adolescência e violência demonstrando os atravessamentos sociais e psicológicos que compõem o fenômeno. Então discute-se o papel da medida sócio-educativa na sociedade atual, observando a necessidade de avaliar o seu papel na (re)construção do projeto de vida dos adolescentes.
Por fim, discute-se propriamente o uso do método fotográfico,
como uma alternativa privilegiada para acessar diferentes sentimentos, pensamentos e experiências dessa população.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).