EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR – O CONHECIMENTO A FAVOR DA QUALIDADE DE VIDA E DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Autores/as

  • Andrea da Silva Instituto Federal Farroupilha
  • Claus Haetinger UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.34-40

Palabras clave:

Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade.

Resumen

Este trabalho procura investigar a abordagem que vem sendo dada nos Cursos Superiores de uma Instituição de Ensino Superior, em relação a Educação Ambiental, bem como, as ações didático-pedagógicas que são promovidas, no intuito de levar ao discente a percepção da intersecção que possa ser empreendida entre o conhecimento específico laboral com o socioambiental, e fazer entender sua importância para melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Para realização deste estudo foi feita uma análise curricular de cada Projeto Pedagógico de Curso, assim como, um debate com Coordenadores de Curso sobre atividades que são proporcionadas e que contemplem questões ambientais. A princípio foi constatado que a inserção Educação Ambiental na maioria dos currículos é tímida, cercada de dúvida e dificuldades, limitando-se a projetos isolados, ou através de sua alocação, na matriz curricular, como uma única disciplina, de baixa carga-horária, que pela sua ementa não dá conta de qualificar e visualizar na prática uma possível conexão da área ambiental com sua área de formação.

Biografía del autor/a

Andrea da Silva, Instituto Federal Farroupilha

Graduada em Sistemas de Informação da UNIFRA, Mestre em Engenharia de Produção da UFSM e Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES

Claus Haetinger, UNIVATES

Doutor em Matemática e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES

Publicado

2014-02-04

Cómo citar

Silva, A. da, & Haetinger, C. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR – O CONHECIMENTO A FAVOR DA QUALIDADE DE VIDA E DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 12(23), 34–40. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.34-40

Número

Sección

Artigos