EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR – O CONHECIMENTO A FAVOR DA QUALIDADE DE VIDA E DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.34-40Palabras clave:
Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade.Resumen
Este trabalho procura investigar a abordagem que vem sendo dada nos Cursos Superiores de uma Instituição de Ensino Superior, em relação a Educação Ambiental, bem como, as ações didático-pedagógicas que são promovidas, no intuito de levar ao discente a percepção da intersecção que possa ser empreendida entre o conhecimento específico laboral com o socioambiental, e fazer entender sua importância para melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Para realização deste estudo foi feita uma análise curricular de cada Projeto Pedagógico de Curso, assim como, um debate com Coordenadores de Curso sobre atividades que são proporcionadas e que contemplem questões ambientais. A princípio foi constatado que a inserção Educação Ambiental na maioria dos currículos é tímida, cercada de dúvida e dificuldades, limitando-se a projetos isolados, ou através de sua alocação, na matriz curricular, como uma única disciplina, de baixa carga-horária, que pela sua ementa não dá conta de qualificar e visualizar na prática uma possível conexão da área ambiental com sua área de formação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).