EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR – O CONHECIMENTO A FAVOR DA QUALIDADE DE VIDA E DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Andrea da Silva Instituto Federal Farroupilha
  • Claus Haetinger UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.34-40

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade.

Resumo

Este trabalho procura investigar a abordagem que vem sendo dada nos Cursos Superiores de uma Instituição de Ensino Superior, em relação a Educação Ambiental, bem como, as ações didático-pedagógicas que são promovidas, no intuito de levar ao discente a percepção da intersecção que possa ser empreendida entre o conhecimento específico laboral com o socioambiental, e fazer entender sua importância para melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Para realização deste estudo foi feita uma análise curricular de cada Projeto Pedagógico de Curso, assim como, um debate com Coordenadores de Curso sobre atividades que são proporcionadas e que contemplem questões ambientais. A princípio foi constatado que a inserção Educação Ambiental na maioria dos currículos é tímida, cercada de dúvida e dificuldades, limitando-se a projetos isolados, ou através de sua alocação, na matriz curricular, como uma única disciplina, de baixa carga-horária, que pela sua ementa não dá conta de qualificar e visualizar na prática uma possível conexão da área ambiental com sua área de formação.

Biografia do Autor

Andrea da Silva, Instituto Federal Farroupilha

Graduada em Sistemas de Informação da UNIFRA, Mestre em Engenharia de Produção da UFSM e Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES

Claus Haetinger, UNIVATES

Doutor em Matemática e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES

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Publicado

2014-02-04

Como Citar

Silva, A. da, & Haetinger, C. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR – O CONHECIMENTO A FAVOR DA QUALIDADE DE VIDA E DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 12(23), 34–40. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.34-40

Edição

Seção

Artigos