ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO CARDÍACA DURANTE AS FASES I E II – UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.85-91Palabras clave:
Reabilitação cardíaca, Fisioterapia, Exercício físicoResumen
A reabilitação cardíaca é definida como um conjunto de atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares as melhores condições sociais, mentais e físicas, no intuito de melhorar sua qualidade de vida. O objetivo deste estudo é identificar os principais desfechos clínicos resultantes de programas de reabilitação cardíaca nas fase I e II nos últimos cinco anos. Sendo caracterizado por uma pesquisa bibliográfica, realizada através de periódicos localizados nos bancos de dados Licas, Scielo e Bireme, publicados nos últimos cinco anos. Foram selecionados oito (08) artigos envolvendo programas de reabilitação cardíaca fases I e II e, dentre os benefícios encontrados destacam-se melhora no escore para dispneia, sensação de esforço, volume corrente, capacidade vital, dor, força dos músculos responsáveis pela respiração, frequência cardíaca, pressão arterial sistólica, capacidade funcional, perfil bioquímico e consequentemente melhora na qualidade de vida dos indivíduos. Pode-se concluir que os protocolos de reabilitação cardíaca envolvendo a associação da fisioterapia convencional com incentivadores e outras técnicas terapêuticas como EPAP, BIPAP e BS, proporcionam um resultado satisfatório e imediato aos indivíduos que necessitam.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).