COZINHA: SABERES E SABORES DA GASTRONOMIA MISSIONEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.110-115Palabras clave:
cozinhar, históriaResumen
A cozinha, como essência se apresenta como um espaço de preparação de comidas e partilha com a família e visitantes durante as refeições. O trabalho objetivou investigar como o espaço da cozinha era estruturado e quais o sabores e saberes eram produzidos nesse espaço. Para coleta de informações foi aplicado um questionário semi-estruturado com análise qualitativa para discutir as concepções sobre a cozinha nas famílias missioneiras. Foram entrevistados dez atores sociais que fazem parte da cultura alimentar de cidades da Região das Missões do RS. Nas gerações passadas na cozinha os equipamentos e utensílios eram o fogão á lenha, as panelas de ferro e os alimentos eram produzidos pela família. A comida tinha gosto, as refeições eram feitas ao redor da grande mesa da cozinha. Após as orações de agradecimento a partilha dos alimentos era um momento de prazer, de saborear uma comida feita pela matriarca com a ajuda dos filhos. As receitas eram passadas pelas mães e pelas avós. Hoje as comidas são industrializadas, já vem pronta do supermercado ou comem fora de casa. Os equipamentos são todos com muita tecnologia a comida não tem gosto. As mudanças no comportamento alimentar após a industrialização dos alimentos colaborou para que o espaço da cozinha perdesse os fundamentos de preparação das refeições em casa com os alimentos in natura. Essas transformações tem colaborado para a perda da memória sensorial e da cultura alimentar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).