FATORES ASSOCIADOS À QUALIDADE DE VIDA, ESTADO NUTRICIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DOS IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA
FACTORS ASSOCIATED WITH QUALITY OF LIFE, NUTRITIONAL STATUS AND PUBLIC POLICIES OF ELDERLY: INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.10412Palavras-chave:
IDOSO, ESTADO NUTRICIONAL, NUTRIÇÃO DO IDOSO, POLÍTICAS DE SAÚDE DO IDOSO, QUALIDADE DE VIDAResumo
Objetivo: Analisar a produção científica brasileira sobre Qualidade de Vida (QV), Estado Nutricional (EN) e Políticas Públicas do Idoso. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, com buscas de evidências nas bases de dados BVS, PubMed e Scielo a fim de responder ao questionamento: Quais os fatores que mais interferem na QV do idoso? Resultados: Foram selecionados 15 artigos, sendo 9 sobre QV, 5 EN e 1 Políticas Públicas do Idoso. Houve predomínio de mulheres, entre 60 e 70 anos, casadas, aposentadas, que recebem um salário mínimo e com baixa escolaridade. A maioria dos idosos percebeu sua QV e Saúde como “Boa”. As doenças que mais predominaram foram as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e a maioria dos idosos praticam atividade física regularmente. Com relação ao EN o excesso de peso e os hábitos alimentares inadequados foram os que mais se destacaram. Conclusão: os Determinantes Sociais de Saúde, a prática de atividade física, o sexo, idade, classe econômica, o EN e de saúde e a participação em um grupo de convivência para idosos estão associados à QV dos idosos, além de promover a saúde e bem-estar e a melhora da percepção de QV.
Palavras-chave: Idoso. Estado nutricional. Nutrição do idoso. Política de saúde do idoso. Qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).