ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PACIENTES CIRÚRGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: Relato de Experiência

Autores

  • Camila Amthauer UFSM
  • Taís Trombetta Dalla Nora UFSM
  • Tamires Patricia Souza UFSM
  • Caren Regina Fernandes UFSM
  • Queli Daiane Sartori Nogueira UFSM
  • Lairton Bueno Martins UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.705-710

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar as atividades de educação em saúde, realizadas na Unidade de Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário localizado no município de Santa Maria/RS. Tais atividades eram baseadas nas orientações pré-operatórias aos pacientes cirúrgicos, juntamente com seus familiares e/ou cuidadores. Durante as orientações, eram utilizados cartazes ilustrativos do sistema envolvido em cada uma das cirurgias realizadas, juntamente com bonecos que apresentam algumas intervenções que supostamente o paciente irá sofrer durante a cirurgia, sendo possível ao paciente manipular os bonecos, para um maior entendimento da cirurgia que lhe foi proposta e como o mesmo pode se deparar no pós-operatório. A partir dessas atividades, além das orientações préoperatórias com base no esclarecimento das dúvidas dos pacientes e seus familiares/cuidadores, também são abordados os aspectos emocionais do paciente, através do diálogo entre o profissional e paciente/familiares, de modo que estes possam participar e contribuir para sua recuperação.

Biografia do Autor

Camila Amthauer, UFSM

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria – CESNORS.

Taís Trombetta Dalla Nora, UFSM

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria – CESNORS. Especializanda em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela Uninter. Enfermeira estatutária da Prefeitura Municipal de Três Passos.

Tamires Patricia Souza, UFSM

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria – CESNORS.

Caren Regina Fernandes, UFSM

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria – CESNORS.

Queli Daiane Sartori Nogueira, UFSM

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria – CESNORS.

Lairton Bueno Martins, UFSM

Acadêmico do 7º semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – CESNORS.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Amthauer, C., Dalla Nora, T. T., Souza, T. P., Fernandes, C. R., Nogueira, Q. D. S., & Martins, L. B. (2013). ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PACIENTES CIRÚRGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: Relato de Experiência. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 705–710. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.705-710

Edição

Seção

Resumo expandido