QUEDA DA PRÓPRIA ALTURA EM IDOSOS: Ações de Educação em Saúde Visando a Alta Hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1295-1298Resumo
Trata-se de um relato de experiências vivenciadas durante o desenvolvimento do projeto de extensão intitulado“Educação em Saúde para a alta hospitalar aos pacientes pós cirurgia traumatológica/ortopédica”. As atividades deeducação em saúde visam, dentre outras questões, socializar conhecimentos e buscar soluções conjuntas a partir dasnecessidades apresentadas. Essa evidência fomentou o projeto de extensão que propõe atividades de educação emsaúde realizadas pelo enfermeiro junto a um acadêmico bolsista. Os sujeitos do projeto são os usuários do serviço detraumatologia/ortopedia do Hospital Universitário de Santa Maria que estiverem internados nas unidades Traumatologia localizado no Pronto Socorro ou no serviço de Clínica Cirúrgica e que já realizaram a cirurgia traumatológica.Percebeu-se a grande incidência de fraturas em idosos internados por queda da própria altura, em sua maioria do sexo feminino. Dessa forma, é relevante aprofundar os conhecimentos sobre orientações que visam prevenir complicaçõese recidiva do problema.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).