Comparação das taxas de mortalidade por câncer de mama de Santo Ângelo com as nacionais, regionais e estaduais

Autores

  • Mariele Tais Hahn
  • Marcia Werklehr Paganotto Lopes
  • Vera Regina Medeiros Andrade Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missóes - Campus de Santo Ângelo (URI)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.7653

Palavras-chave:

Serviços de Saúde, Neoplasia da mama, Mortalidade.

Resumo

Introdução: câncer de mama é a neoplasia mais frequente e a principal causa de morte por câncer em mulheres no mundo. Objetivo: comparar taxas de mortalidade por câncer de mama do município Santo Ângelo com Brasil, Rio Grande do Sul e Região Sul. Métodos: estudo baseado em dados secundários, coletados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Resultados: aumenta o número de óbitos a partir dos 20 anos, atingindo um pico entre 50-59 anos de idade. Comparando as taxas ajustadas por idade de Santo Ângelo com Brasil e Região Sul, foi observada diferença significante. Conclusão:oncluímos que em Santo Ângelo a taxa de mortalidade por câncer de mama é maior que no Brasil e Região Sul.

Palavras-chave: Serviços de saúde; neoplasia da mama; mortalidade.

Biografia do Autor

Mariele Tais Hahn

Universidade Regional Integrada do alto do Uruguai e das Missões, Campus de Santo
Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Marcia Werklehr Paganotto Lopes

12ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Santo Ângelo, Rio
Grande do Sul, Brasil.

Vera Regina Medeiros Andrade, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missóes - Campus de Santo Ângelo (URI)

Professora do Departamento de Saúde da URI, Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Citologia Clínica, Mestre em Gerontologia Biomédica e Dra em Biologia Celular e Molecular.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Hahn, M. T., Lopes, M. W. P., & Medeiros Andrade, V. R. (2022). Comparação das taxas de mortalidade por câncer de mama de Santo Ângelo com as nacionais, regionais e estaduais. Revista Contexto & Saúde, 22(45), e7653. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.7653

Edição

Seção

Artigos