MÉTODO PILATES NO ALINHAMENTO POSTURAL DE ADULTOS - REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.59-64Resumo
A postura do corpo humano está relacionada diretamente com a sua saúde, onde uma má postura ocorre quando há desequilíbrio e compensações musculares, podendo trazer complicações musculoesqueléticas, dores e até problemas respiratórios. Uma forma de prevenir e tratar os desalinhamentos posturais ocorre por meio do método Pilates. Este artigo objetivou analisar os efeitos dos exercícios do método Pilates na postura corporal por meio da análise sistemática de artigos científicos. Este estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada em setembro e outubro de 2016 nas bases de dados SciELO, Lilacs, Medline/Pubmed e PEDro. Seis artigos foram selecionados para participar do estudo dentre todos os que foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão e à avaliação por meio da escala Pedro. Dos seis artigos avaliados, apenas dois não encontraram resultados positivos para a melhora do alinhamento postural após a realização de exercícios do método Pilates. Ao analisar os demais artigos, observa-se que, além de encontrarem resultados satisfatórios para o alinhamento postural, expuseram informações que confirmavam as hipóteses de melhora e que complementavam as informações uns dos outros, o que facilitou a interpretação dos resultados encontrados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).