AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA CONDUTA DE URGÊNCIA PÓS-TRAUMATISMO DENTÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.283-293

Palavras-chave:

Traumatismos Dentários, Avulsão Dentária, Conhecimento, Reimplante Dentário.

Resumo

Traumatismos dentários são muito comuns devido a quedas e acidentes, afetando principalmente crianças em idade escolar. O adequado atendimento de urgência para estes casos é fundamental para o estabelecimento da saúde bucal e qualquer pessoa presente no local do acidente pode colaborar decisivamente com o prognóstico do caso. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar as condutas de professores e funcionários de escolas públicas ou privadas que trabalham com crianças entre 7 a 11 anos, frente ao traumatismo e à avulsão dentária. Inicialmente, aplicou-se o questionário proposto como ferramenta de avaliação para 50 professores e funcionários de escolas com o objetivo de validação daquela. Após coleta e análise dos questionários respondidos, realizou-se pequenas alterações e nova aplicação do questionário validado. Nesta segunda etapa foram incluídos 231 professores e funcionários de escolas da rede pública e privada, que trabalham com crianças de 7 a 11 anos. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente por meio do teste do Qui-quadrado e teste G (p<0.05). Somente 32,9% dos participantes levariam o acidentado imediatamente para o dentista. Cerca de 26% dos participantes já tiveram experiência pessoal com traumatismo dentário, sendo que 10% sofreram avulsão dentária. Quando perguntados sobre o reimplante imediato, somente 14,7% o faria e somente 20,3% fariam a limpeza correta do dente. O leite como meio de conservação adequado representou 16% das respostas. Os professores e funcionários de escolas públicas e privadas apresentam baixo conhecimento sobre traumatismo dentário e as condutas desta população podem ser aprimoradas por meio de campanhas de esclarecimento.

Biografia do Autor

Gabriel dos Santos Marques, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Graduado em Odontologia, Curso de Odontologia, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil

Jean Alves dos Santos, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Graduado em Odontologia, Curso de Odontologia, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil

Sara Sabrina de Sena, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Graduado em Odontologia, Curso de Odontologia, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil

Nathália Evelyn da Silva Machado, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP, Brasil

Mestre em Odontologia, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil

Doutoranda em Clínica Odontológica, Departamento de Endodontia, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP, Brasil

Rosana Leal do Prado, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil

Doutorado em Odontologia Preventiva e Social

Professora do Curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil

Juliane Avansini Marsicano, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutorado em Odontologia (Saúde Coletiva)

Professora do Curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil

Graziela Garrido Mori, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil

Doutorado em Odontologia (Endodontia)

Professora do Curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Marques, G. dos S., dos Santos, J. A., de Sena, S. S., Machado, N. E. da S., do Prado, R. L., Marsicano, J. A., & Mori, G. G. (2020). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA CONDUTA DE URGÊNCIA PÓS-TRAUMATISMO DENTÁRIO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 20(40), 283–293. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.283-293

Edição

Seção

Contexto & Saúde - Geral