Afetividade, interação e prática docente

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DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10021

Resumo

No processo de aprendizagem, professor e aluno desenvolvem trocas relacionais, profundamente influenciadas pela afetividade. A afetividade, não raro, é compreendida, no contexto educacional, de forma contraditória. Por vezes, acredita-se que sejam somente emoções (expressões plásticas) ou somente sentimentos (representação psicologizada); não se percebe que emoção e sentimento são, conjuntamente, as bases da afetividade. Este texto é parte de uma pesquisa sobre o lugar da afetividade nas práticas de professores de escolas públicas bem-sucedidas em avaliações de larga escala. Participaram do estudo seis professoras, de três escolas públicas do Distrito Federal que apresentaram índices satisfatórios no Enem e no Saeb, e alunos voluntários dessas docentes, por meio de grupo focal.

Palavras-chave: Afetividade. Interação. Prática docente.

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

da Silva, L. B., & de Almeida, S. F. C. (2023). Afetividade, interação e prática docente. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10021. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10021

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação