POLÍTICAS PÚBLICAS DO ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS: ALGUMAS DISCUSSÕES ACERCA DA LITERATURA E A SUA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.384-396Palavras-chave:
Ensino. Escola. Literatura. Políticas PúblicasResumo
Num contexto no qual se noticia vigorosamente o baixo aproveitamento dos alunos na leitura, torna-se fundamental refletir sobre o ensino de literatura na escola e as políticas públicas de ensino que a envolvem. Dessa forma, urge refletir sobre as políticas públicas voltadas para o ensino de literatura no contexto escolar a partir de uma discussão que passa pelos os sentidos que a palavra literatura foi ganhando ao passar dos tempos e pelos discursos teóricos mais atuais sobre a literatura que permitem revisitar algumas correntes teóricas de forma a compreender a visão mais ampla sobre o conceito de texto literário. A discussão sobre o papel na literatura na sociedade permite pontuar algumas considerações sobre o ensino de literatura, confrontadas com alguns documentos oficiais. As discussões aqui realizadas rtem de um estudo bibliográfico e análise dos documentos oficiais sobre o ensino de literatura. Constatou-se que o significado do termo Literatura passou por diversas transformações e a compreensão sobre sua função social, cultural e formativa foi se modificando com o passar dos tempos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).