POLÍTICAS PÚBLICAS DO ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS: ALGUMAS DISCUSSÕES ACERCA DA LITERATURA E A SUA PRÁTICA

Autores

  • Mess Lane de Souza Bello Universidade Federal do Amazonas
  • Raquel Aparecida Dal Cortivo Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.384-396

Palavras-chave:

Ensino. Escola. Literatura. Políticas Públicas

Resumo

Num contexto no qual se noticia vigorosamente o baixo aproveitamento dos alunos na leitura, torna-se fundamental refletir sobre o ensino de literatura na escola e as políticas públicas de ensino que a envolvem. Dessa forma, urge refletir sobre as políticas públicas voltadas para o ensino de literatura no contexto escolar a partir de uma discussão que passa pelos os sentidos que a palavra literatura foi ganhando ao passar dos tempos e pelos discursos teóricos mais atuais sobre a literatura que permitem revisitar algumas correntes teóricas de forma a compreender a visão mais ampla sobre o conceito de texto literário. A discussão sobre o papel na literatura na sociedade permite pontuar algumas considerações sobre o ensino de literatura, confrontadas com alguns documentos oficiais. As discussões aqui realizadas rtem de um estudo bibliográfico e análise dos documentos oficiais sobre o ensino de literatura. Constatou-se que o significado do termo Literatura passou por diversas transformações e a compreensão sobre sua função social, cultural e formativa foi se modificando com o passar dos tempos.

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

Bello, M. L. de S., & Dal Cortivo, R. A. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS DO ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS: ALGUMAS DISCUSSÕES ACERCA DA LITERATURA E A SUA PRÁTICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(112), 384–396. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.384-396