TRABALHO, PERFIL DOCENTE E CURRÍCULO: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INCONCLUSA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.392-412Palavras-chave:
Formação docente., Ensino Médio Integrado., Currículo Técnico/Profissional., Omnilateralidade.Resumo
Este artigo fundamentou-se nas análises desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa CNPq “Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional”, bem como dos resultados parciais de pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná. Realizou-se um recorte em que foram analisadas as incongruências formativas no Ensino Médio Integrado oferecido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Por meio de uma pesquisa qualitativa ancorada em análises bibliográficas e em fontes documentais, identificaram-se o perfil profissional docente do professor atuante no IFPR bem como a concepção de Ensino Profissional proposta nos Projetos Pedagógicos dos cursos das modalidades analisadas, cursos ofertados na mesorregião metropolitana de Curitiba, mais precisamente nos campi de Campo Largo, Curitiba e Pinhais. Os resultados alcançados revelaram que os cursos pesquisados têm sua ênfase centrada na formação para o mercado de trabalho, ainda que o Ensino Médio Integrado seja a última etapa da Educação Básica, portanto de caráter formativo. A prevalência da concepção formativa técnica unilateral implica que as aulas são ministradas, exceção à regra, por professores bacharéis, com reduzida carga horária das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais no eixo Formação Técnica e Profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).