TRABALHO, PERFIL DOCENTE E CURRÍCULO: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INCONCLUSA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.392-412

Palavras-chave:

Formação docente., Ensino Médio Integrado., Currículo Técnico/Profissional., Omnilateralidade.

Resumo

Este artigo fundamentou-se nas análises desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa CNPq “Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional”, bem como dos resultados parciais de pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná. Realizou-se um recorte em que foram analisadas as incongruências formativas no Ensino Médio Integrado oferecido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Por meio de uma pesquisa qualitativa ancorada em análises bibliográficas e em fontes documentais, identificaram-se o perfil profissional docente do professor atuante no IFPR bem como a concepção de Ensino Profissional proposta nos Projetos Pedagógicos dos cursos das modalidades analisadas, cursos ofertados na mesorregião metropolitana de Curitiba, mais precisamente nos campi de Campo Largo, Curitiba e Pinhais. Os resultados alcançados revelaram que os cursos pesquisados têm sua ênfase centrada na formação para o mercado de trabalho, ainda que o Ensino Médio Integrado seja a última etapa da Educação Básica, portanto de caráter formativo. A prevalência da concepção formativa técnica unilateral implica que as aulas são ministradas, exceção à regra, por professores bacharéis, com reduzida carga horária das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais no eixo Formação Técnica e Profissional.

Biografia do Autor

Cássia Maria França de Sousa Fernandes, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2012). Especialização em Gestão Educacional: orientação e supervisão pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2014). Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (2019). Pedagoga no Instituto Federal do Paraná.

Renan Bandeirante de Araújo, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí

Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Mestrado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília (2002). Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara (2009). Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Docente da Universidade Estadual do Paraná – campus Paranavaí.

Igor Mateus Batista, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí

Graduação em História pela Universidade Estadual do Paraná (2016). Mestrando do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná. Professor de História na Fundação Bradesco – Polo Paranavaí.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Fernandes, C. M. F. de S., Araújo, R. B. de, & Batista, I. M. (2021). TRABALHO, PERFIL DOCENTE E CURRÍCULO: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INCONCLUSA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPR. Revista Contexto & Educação, 36(113), 392–412. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.392-412