FORMAÇÃO E CONTEXTOS DE ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.134-154Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Atuação Docente. DesafiosResumo
O objetivo do estudo é investigar a formação e o contexto de atuação pedagógica de professores na educação de jovens e adultos, assim como conhecer a realidade deste ensino na perspectiva dos professores tanto em relação ao papel da escola, quanto aos desafios e possibilidades dos que atuam nessa modalidade de ensino. Como perguntas centrais definimos: Qual o contexto de atuação do docente nas escolas que ofertam essas turmas? Quais as principais dificuldades e desafios que os professores enfrentam em relação à escola durante sua atuação nas turmas com jovens e adultos? A metodologia da pesquisa teve abordagem qualitativa e, para obtenção de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com três docentes que atuam em uma escola municipal da Rede de ensino de Belém/PA, no noturno, que ofertam a modalidade educativa voltada para atender jovens e adultos. Os resultados apontam que os professores sentem-se desvalorizados e desmotivados a buscar novas metodologias capazes de modificar as propostas pedagógicas tradicionais, e sentem a falta de apoio da gestão das escolas e da Secretaria Municipal de Educação; falta de recursos pedagógicos necessários e de uma formação inicial e continuada para atender às especificidades deste ensino. Diante desta realidade, é urgente que as escolas e os professores repensem e ressignifiquem suas práticas de gestão e metodologias quanto às singularidades dos educandos, os quais ainda têm sido considerados como sujeitos “invisíveis” em relação ao seu direito de acesso a uma educação pública de qualidade em nosso país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.