FORMAÇÃO E CONTEXTOS DE ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.134-154Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Atuação Docente. DesafiosResumen
O objetivo do estudo é investigar a formação e o contexto de atuação pedagógica de professores na educação de jovens e adultos, assim como conhecer a realidade deste ensino na perspectiva dos professores tanto em relação ao papel da escola, quanto aos desafios e possibilidades dos que atuam nessa modalidade de ensino. Como perguntas centrais definimos: Qual o contexto de atuação do docente nas escolas que ofertam essas turmas? Quais as principais dificuldades e desafios que os professores enfrentam em relação à escola durante sua atuação nas turmas com jovens e adultos? A metodologia da pesquisa teve abordagem qualitativa e, para obtenção de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com três docentes que atuam em uma escola municipal da Rede de ensino de Belém/PA, no noturno, que ofertam a modalidade educativa voltada para atender jovens e adultos. Os resultados apontam que os professores sentem-se desvalorizados e desmotivados a buscar novas metodologias capazes de modificar as propostas pedagógicas tradicionais, e sentem a falta de apoio da gestão das escolas e da Secretaria Municipal de Educação; falta de recursos pedagógicos necessários e de uma formação inicial e continuada para atender às especificidades deste ensino. Diante desta realidade, é urgente que as escolas e os professores repensem e ressignifiquem suas práticas de gestão e metodologias quanto às singularidades dos educandos, os quais ainda têm sido considerados como sujeitos “invisíveis” em relação ao seu direito de acesso a uma educação pública de qualidade em nosso país.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).