Física moderna e contemporânea: análise de conteúdo dos livros didáticos de física do ensino médio aprovados pelo PNLD de 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10374

Palavras-chave:

Física Moderna e Contemporânea. Livro Didático. Ensino Médio.

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados de uma análise efetuada em obras didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 para a disciplina de Física. O objetivo geral consistiu em avaliar como estão sendo apresentados os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) nesses materiais, evidenciando as principais potencialidades e fragilidades de cada obra. Compuseram o corpus desta pesquisa três obras didáticas escolhidas por escolas públicas estaduais de São Luís – Maranhão. A metodologia aplicada direcionou-se pela abordagem qualitativa e tipologia documental. Os resultados revelam que as obras didáticas analisadas podem ser consideradas boas ferramentas para o processo de Ensino de Física, apesar de algumas não conterem todos os tópicos de FMC relevantes para formação científica e cidadã do aluno. Ficou evidente que dos critérios investigados, a interdisciplinaridade foi contemplada de forma satisfatória. É preciso, contudo, que os professores estejam preparados para suprir as falhas dos livros didáticos, buscando subsídios em outros recursos pedagógicos além do livro, como  textos científicos, notícias de jornais e revistas.

Biografia do Autor

Patrícia do Nascimento Pereira, Universidade Federal do Maranhão

ão.

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Pereira, P. do N., & Guerini, S. C. (2023). Física moderna e contemporânea: análise de conteúdo dos livros didáticos de física do ensino médio aprovados pelo PNLD de 2018. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10374. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10374

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes