Física moderna e contemporânea: análise de conteúdo dos livros didáticos de física do ensino médio aprovados pelo PNLD de 2018
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10374Palabras clave:
Física Moderna e Contemporânea. Livro Didático. Ensino Médio.Resumen
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma análise efetuada em obras didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 para a disciplina de Física. O objetivo geral consistiu em avaliar como estão sendo apresentados os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) nesses materiais, evidenciando as principais potencialidades e fragilidades de cada obra. Compuseram o corpus desta pesquisa três obras didáticas escolhidas por escolas públicas estaduais de São Luís – Maranhão. A metodologia aplicada direcionou-se pela abordagem qualitativa e tipologia documental. Os resultados revelam que as obras didáticas analisadas podem ser consideradas boas ferramentas para o processo de Ensino de Física, apesar de algumas não conterem todos os tópicos de FMC relevantes para formação científica e cidadã do aluno. Ficou evidente que dos critérios investigados, a interdisciplinaridade foi contemplada de forma satisfatória. É preciso, contudo, que os professores estejam preparados para suprir as falhas dos livros didáticos, buscando subsídios em outros recursos pedagógicos além do livro, como textos científicos, notícias de jornais e revistas.
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 2. ed. São Paulo. 2011. 279 p.
BASSO, Lucimara Del Pozzo; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Organização e realização do processo de escolha de livros didáticos em escolas de educação básica. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 256-276, 2015.
BIAZUS, Marivane de Oliveira. Tópicos de física moderna e contemporânea no Ensino Médio: interfaces de uma proposta didática para Mecânica Quântica. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia digital do PNLD 2018: Física – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica – SEB, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica: etapa do Ensino Médio. Brasília, DF: SEB, homologada em 2018.
BUSATTO, Cassiano Zolet et al. O ensino de física moderna e contemporânea na educação básica: conteúdos trabalhados pelos docentes. Revista Ciatec, UPF, v. 10, n. 1, p. 104-115, 2018.
CHEVALLARD, Yves. La transpostion didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage Éditions, 1991.
DARROZ, Luiz Marcelo; ROSA, Cleice Teresinha Werner; SILVA, Júpiter Cirilo da. Análise da abordagem de Física Nuclear nos livros didáticos de Física. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, 2017.
DOMINGUINI, Lucas. O conteúdo física moderna nos livros didáticos do PNLEM. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2010.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2009.
GASPAR, Alberto. Compreendendo a física: eletromagnetismo e física moderna. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017.
GIACOMELLI, Alisson C. Teoria da relatividade: uma proposta didática para o Ensino Médio. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
MÜLLER, Alexei M. O ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância para alunos de Graduação. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa física moderna e contemporânea no Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.
RIBEIRO, Ruth Marina Lemos; MARTINS, Isabel. O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de física. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 293-309, 2017.
SILVA, Júpiter C. da R. Análise da abordagem da física nuclear nos livros didáticos de física. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Física Licenciatura) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
SILVA, André Coelho da; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. Física quântica no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas. Caderno Brasileiro de Ensino em Física, v. 28, n. 3, p. 624-652, 2011.
SILVA, João Ricardo Neves da; ARENGHI, Luiz Eduardo Birello.; LINO, Alex. Por que inserir física moderna e contemporânea no Ensino Médio? Uma revisão das justificativas dos trabalhos acadêmicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 6, n. 1, p. 69-83, 2013.
TORRES, Carlos Magno A et al. Física, ciência e tecnologia: eletromagnetismo, física moderna. 4. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
VIEIRA, Edimara Fernandes; CAMARGO, Sérgio. Livro didático no ensino de física: desafios e potencialidades. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 11., 2013. Curitiba, 2013.
YAMAMOTO, Kazuhito; FUKE, Luiz Felipe. Física para o Ensino Médio: eletricidade e física moderna. 4. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.
ZAMBON, Luciana Bagolin; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Livros didáticos de física e sua (sub) utilização no Ensino Médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, ed. e2668, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).