Física moderna e contemporânea: análise de conteúdo dos livros didáticos de física do ensino médio aprovados pelo PNLD de 2018

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10374

Palabras clave:

Física Moderna e Contemporânea. Livro Didático. Ensino Médio.

Resumen

Esta pesquisa apresenta os resultados de uma análise efetuada em obras didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 para a disciplina de Física. O objetivo geral consistiu em avaliar como estão sendo apresentados os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) nesses materiais, evidenciando as principais potencialidades e fragilidades de cada obra. Compuseram o corpus desta pesquisa três obras didáticas escolhidas por escolas públicas estaduais de São Luís – Maranhão. A metodologia aplicada direcionou-se pela abordagem qualitativa e tipologia documental. Os resultados revelam que as obras didáticas analisadas podem ser consideradas boas ferramentas para o processo de Ensino de Física, apesar de algumas não conterem todos os tópicos de FMC relevantes para formação científica e cidadã do aluno. Ficou evidente que dos critérios investigados, a interdisciplinaridade foi contemplada de forma satisfatória. É preciso, contudo, que os professores estejam preparados para suprir as falhas dos livros didáticos, buscando subsídios em outros recursos pedagógicos além do livro, como  textos científicos, notícias de jornais e revistas.

Biografía del autor/a

Patrícia do Nascimento Pereira, Universidade Federal do Maranhão

ão.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 2. ed. São Paulo. 2011. 279 p.

BASSO, Lucimara Del Pozzo; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Organização e realização do processo de escolha de livros didáticos em escolas de educação básica. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 256-276, 2015.

BIAZUS, Marivane de Oliveira. Tópicos de física moderna e contemporânea no Ensino Médio: interfaces de uma proposta didática para Mecânica Quântica. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia digital do PNLD 2018: Física – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica – SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica: etapa do Ensino Médio. Brasília, DF: SEB, homologada em 2018.

BUSATTO, Cassiano Zolet et al. O ensino de física moderna e contemporânea na educação básica: conteúdos trabalhados pelos docentes. Revista Ciatec, UPF, v. 10, n. 1, p. 104-115, 2018.

CHEVALLARD, Yves. La transpostion didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage Éditions, 1991.

DARROZ, Luiz Marcelo; ROSA, Cleice Teresinha Werner; SILVA, Júpiter Cirilo da. Análise da abordagem de Física Nuclear nos livros didáticos de Física. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, 2017.

DOMINGUINI, Lucas. O conteúdo física moderna nos livros didáticos do PNLEM. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2010.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2009.

GASPAR, Alberto. Compreendendo a física: eletromagnetismo e física moderna. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2017.

GIACOMELLI, Alisson C. Teoria da relatividade: uma proposta didática para o Ensino Médio. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.

MÜLLER, Alexei M. O ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância para alunos de Graduação. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.

OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa física moderna e contemporânea no Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.

RIBEIRO, Ruth Marina Lemos; MARTINS, Isabel. O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de física. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 293-309, 2017.

SILVA, Júpiter C. da R. Análise da abordagem da física nuclear nos livros didáticos de física. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Física Licenciatura) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.

SILVA, André Coelho da; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. Física quântica no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas. Caderno Brasileiro de Ensino em Física, v. 28, n. 3, p. 624-652, 2011.

SILVA, João Ricardo Neves da; ARENGHI, Luiz Eduardo Birello.; LINO, Alex. Por que inserir física moderna e contemporânea no Ensino Médio? Uma revisão das justificativas dos trabalhos acadêmicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 6, n. 1, p. 69-83, 2013.

TORRES, Carlos Magno A et al. Física, ciência e tecnologia: eletromagnetismo, física moderna. 4. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

VIEIRA, Edimara Fernandes; CAMARGO, Sérgio. Livro didático no ensino de física: desafios e potencialidades. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 11., 2013. Curitiba, 2013.

YAMAMOTO, Kazuhito; FUKE, Luiz Felipe. Física para o Ensino Médio: eletricidade e física moderna. 4. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

ZAMBON, Luciana Bagolin; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Livros didáticos de física e sua (sub) utilização no Ensino Médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, ed. e2668, 2017.

Publicado

2023-08-24

Cómo citar

Pereira, P. do N., & Guerini, S. C. (2023). Física moderna e contemporânea: análise de conteúdo dos livros didáticos de física do ensino médio aprovados pelo PNLD de 2018. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e10374. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10374

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes