FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE PLANOS DE AULA DIVULGADOS NA REVISTA NOVA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.314-329Palavras-chave:
Formação de professores; proposta pedagógica, plano de aula; EstatísticaResumo
A formação docente nos cursos de licenciatura, demanda tanto o estudo de conceitos científicos das disciplinas em que irão se especializar, quanto os pedagógicos, com enfoque na preparação à docência e nos processos de organização do ensino e da aprendizagem. Diante disso, objetivamos apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida durante o estágio docente da primeira autora, no qual buscamos estimular 31 acadêmicos, do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul, a analisarem planos de aula para o ensino de Estatística divulgados na revista Nova Escola. A partir desta análise os acadêmicos puderam sintetizar e refletir sobre algumas potencialidades e limitações apresentadas nos planos de aula, as quais podem dificultar ou contribuir com o trabalho docente, tais como: a articulação dos conteúdos com as orientações estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a necessidade de considerarmos o conhecimento prévio dos estudantes; a importância de estabelecermos uma previsão das dificuldades que poderão surgir na aula; o pouco tempo planejado para o desenvolvimento das atividades; a falta de contextualização dos conteúdos com a realidade dos estudantes; e a importância da elaboração e da revisão dos planos para que possa orientar qualquer professor que deseje aplicá-lo.
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