FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE PLANOS DE AULA DIVULGADOS NA REVISTA NOVA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.314-329Keywords:
Formação de professores; proposta pedagógica, plano de aula; EstatísticaAbstract
A formação docente nos cursos de licenciatura, demanda tanto o estudo de conceitos científicos das disciplinas em que irão se especializar, quanto os pedagógicos, com enfoque na preparação à docência e nos processos de organização do ensino e da aprendizagem. Diante disso, objetivamos apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida durante o estágio docente da primeira autora, no qual buscamos estimular 31 acadêmicos, do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul, a analisarem planos de aula para o ensino de Estatística divulgados na revista Nova Escola. A partir desta análise os acadêmicos puderam sintetizar e refletir sobre algumas potencialidades e limitações apresentadas nos planos de aula, as quais podem dificultar ou contribuir com o trabalho docente, tais como: a articulação dos conteúdos com as orientações estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a necessidade de considerarmos o conhecimento prévio dos estudantes; a importância de estabelecermos uma previsão das dificuldades que poderão surgir na aula; o pouco tempo planejado para o desenvolvimento das atividades; a falta de contextualização dos conteúdos com a realidade dos estudantes; e a importância da elaboração e da revisão dos planos para que possa orientar qualquer professor que deseje aplicá-lo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.