FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE PLANOS DE AULA DIVULGADOS NA REVISTA NOVA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.314-329Keywords:
Formação de professores; proposta pedagógica, plano de aula; EstatísticaAbstract
A formação docente nos cursos de licenciatura, demanda tanto o estudo de conceitos científicos das disciplinas em que irão se especializar, quanto os pedagógicos, com enfoque na preparação à docência e nos processos de organização do ensino e da aprendizagem. Diante disso, objetivamos apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida durante o estágio docente da primeira autora, no qual buscamos estimular 31 acadêmicos, do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul, a analisarem planos de aula para o ensino de Estatística divulgados na revista Nova Escola. A partir desta análise os acadêmicos puderam sintetizar e refletir sobre algumas potencialidades e limitações apresentadas nos planos de aula, as quais podem dificultar ou contribuir com o trabalho docente, tais como: a articulação dos conteúdos com as orientações estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a necessidade de considerarmos o conhecimento prévio dos estudantes; a importância de estabelecermos uma previsão das dificuldades que poderão surgir na aula; o pouco tempo planejado para o desenvolvimento das atividades; a falta de contextualização dos conteúdos com a realidade dos estudantes; e a importância da elaboração e da revisão dos planos para que possa orientar qualquer professor que deseje aplicá-lo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).