O CONHECIMENTO ESCOLAR EM FOCO: CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA EM DEBATE
SCHOOL KNOWLEDGE IN FOCUS: CURRICULUM AND EPISTEMOLOGIES IN DISCUSSION
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10499Palavras-chave:
Conhecimento escolar. Metapesquisa. Currículo.Resumo
O presente estudo tem como objetivo central investigar como o conhecimento escolar está sendo tematizado nas principais revistas de educação do Brasil. Defendemos o argumento de que o conhecimento escolar ocupa o papel central nas teorias de currículo. Para tal utilizamos as indicações da metapesquisa e analisamos 33 artigos publicados em periódicos A1 (qualis/Capes) no período de 2013 a 2018. Foi possível perceber que os autores estão filiados a diferentes epistemologias e abordam diferentes temas em relação ao conhecimento escolar. No entanto, pouco se preocuparam em verificar como o conhecimento escolar está sendo vivenciado no cotidiano escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).