TRABALHO E UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL DE JOVENS TRABALHADORES EGRESSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.346-365Palavras-chave:
Universidade. Trabalho. Egressos. Educação a DistânciaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de formação de egressos trabalhadores, investigando como ocorreu o processo de inserção destes no mundo do trabalho, a fim de compreender a sua vida profissional após a conclusão de um curso de Graduação em uma instituição privada de Educação a Distância (EaD), assim como, suas implicações para a sua formação. Metodologicamente, este trabalho, segundo as bases de investigação, utilizou o materialismo histórico dialético, valendo-se da pesquisa qualitativa e procedimento técnico do Estudo de Caso. Os dados foram coletados por meio de questionários socioeconômicos com licenciados do curso de Pedagogia e de entrevista semiestruturada. Assim, a partir dos resultados, é fato que a que a educação oferecida pela instituição contribuiu de forma significativa, tanto no aspecto profissional quanto humano de seus egressos. Conclui-se que existem contradições no perfil dos jovens universitários egressos da EaD e as possibilidades da EaD são consideradas positivas em decorrência da flexibilidade oferecida pela instituição, sendo que o aspecto negativo, dessa modalidade, se encontra na interatividade com os tutores que não conseguem suprir as dificuldades dos alunos, tornando a relação tutor/aluno uma dificuldade para a produção e a socialização do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).