CURSO NORMAL RURAL DO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE PETROLINA (1929-1989): UM MARCO NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE
RURAL NORMAL COURSE OF THE COLLEGE OUR LADY HELPER HIGH SCHOOL DE PETROLINA (1929-1989): A MILESTONE IN THE HISTORY OF TEACHER TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.351-365Resumo
RESUMO
Neste trabalho apresentamos uma trajetória histórica do Curso Normal Rural do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Essa Instituiçãose enquadra dentro de uma perspectiva de ensino confessional, mantida pela congregação das filhas de Maria Auxiliadora, constituída nos conceitos cristãos fundada na primeira metade do século XX.Com relação aos aspectos teórico-metodológicos, a pesquisa baseou-se na análise histórico documental e pesquisa de campo, tendo como base o recorte temporal as décadas de 1929 a 1989, período que abrange desde a criação do curso normal rural até o ano em que houve oficialmente a extinção do curso. Foi possível apreender que no estado de Pernambuco a primeira “Escola Normal Rural” foi a do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 1936. Assim, a educação do Curso Normal esteve associada às idéias de cristianização da Igreja Católica e atendeu os anseios da sociedade da época.
PALAVRAS-CHAVE: Curso Normal Rural.Educação Confessional. Formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).