CURSO NORMAL RURAL DO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE PETROLINA (1929-1989): UM MARCO NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE
RURAL NORMAL COURSE OF THE COLLEGE OUR LADY HELPER HIGH SCHOOL DE PETROLINA (1929-1989): A MILESTONE IN THE HISTORY OF TEACHER TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.351-365Resumo
RESUMO
Neste trabalho apresentamos uma trajetória histórica do Curso Normal Rural do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Essa Instituiçãose enquadra dentro de uma perspectiva de ensino confessional, mantida pela congregação das filhas de Maria Auxiliadora, constituída nos conceitos cristãos fundada na primeira metade do século XX.Com relação aos aspectos teórico-metodológicos, a pesquisa baseou-se na análise histórico documental e pesquisa de campo, tendo como base o recorte temporal as décadas de 1929 a 1989, período que abrange desde a criação do curso normal rural até o ano em que houve oficialmente a extinção do curso. Foi possível apreender que no estado de Pernambuco a primeira “Escola Normal Rural” foi a do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 1936. Assim, a educação do Curso Normal esteve associada às idéias de cristianização da Igreja Católica e atendeu os anseios da sociedade da época.
PALAVRAS-CHAVE: Curso Normal Rural.Educação Confessional. Formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.