CURSO NORMAL RURAL DO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE PETROLINA (1929-1989): UM MARCO NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE

RURAL NORMAL COURSE OF THE COLLEGE NOSSA SADORA AUXILIADORA DE PETROLINA (1929-1989): A MILESTONE IN THE HISTORY OF TEACHER TRAINING

Autores

  • Rosa Santos Mendes da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-DCH-III PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS-PPGESA https://orcid.org/0000-0002-6245-402X
  • Edmerson dos Santos Reis UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-DCH-III PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS-PPGESA http://orcid.org/0000-0003-3153-6759

Resumo

 

RESUMO

Neste trabalho apresentamos uma trajetória histórica do Curso Normal Rural do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Essa Instituiçãose enquadra dentro de uma perspectiva de ensino confessional, mantida pela congregação das filhas de Maria Auxiliadora, constituída nos conceitos cristãos fundada na primeira metade do século XX.Com relação aos aspectos teórico-metodológicos, a pesquisa baseou-se na análise histórico documental e pesquisa de campo, tendo como base o recorte temporal as décadas de 1929 a 1989, período que abrange desde a criação do curso normal rural até o ano em que houve oficialmente a extinção do curso.  Foi possível apreender que no estado de Pernambuco a primeira “Escola Normal Rural” foi a do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 1936. Assim, a educação do Curso Normal esteve associada às idéias de cristianização da Igreja Católica e atendeu os anseios da sociedade da época.

PALAVRAS-CHAVE: Curso Normal Rural.Educação Confessional.  Formação docente.

Biografia do Autor

Rosa Santos Mendes da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-DCH-III PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS-PPGESA

Rosa Santos Mendes da Silva- Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco-UPE-Campus Petrolina-PE, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos- PPGESA pela  Uneb- Universidade do Estado da Bahia Campus III. Tem experiência na área da Educação Básica. Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Formação docente, Instituições Escolares, História da Educação Brasileira (século XIX e XX) e Cultura Escola. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6245-402X Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1090128522905709  E-mail: rosa.sns@hotmail.com

Edmerson dos Santos Reis, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-DCH-III PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS-PPGESA

Edmerson dos Santos Reis - Doutor em Educação pela UFBA, Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, DCH III, Membro do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), Membro da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), Professor permanente do Programa de Pós-graduação  Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE). Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3153-6759    Lattes:   http://lattes.cnpq.br/4799013495727395   
   E-mail: edmerson.uneb@gmail.com

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Mendes da Silva, R. S., & Reis, E. dos S. (2021). CURSO NORMAL RURAL DO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE PETROLINA (1929-1989): UM MARCO NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE: RURAL NORMAL COURSE OF THE COLLEGE NOSSA SADORA AUXILIADORA DE PETROLINA (1929-1989): A MILESTONE IN THE HISTORY OF TEACHER TRAINING. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(114). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10596