DESAFIO DE SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM INSTITUIÇÃO PRIVADA NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Rosilene Andrade Silva Rodrigues Fisioterapeuta. Efetiva na Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso; Mestra em Biociências na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Tel. (65)9241 5895. e-mail para contato: rosilene.asr@gmail.com.br. NAFIMES- Núcleo de aptidão fisica, informática, metabolismo esporte e saúde da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Pedro Henrique S. Castro Miziara Médico (UNIDERP). PPG em residência na Santa Casa de Campo Grande (MS)
  • Leni Aparecida Souto Miziara Pedagoga, mestre em educação pela UCDB, doutoranda em educação pela UNESP/Araraquara e docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). e-mail: leni.miziara@terra.com.br

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.128-148

Resumo

THE CHALLENGE OF TO BE UNIVERSITY TEACHERS IN PRIVATE INSTITUTION IN HEALTH

 

Este texto apresenta abordagem reflexiva sobre a docência no ensino superior em instituições privadas na área da saúde. Tem por objetivo discutir a superação do modelo de professores universitários como especialistas. Para tanto, utiliza de pesquisa bibliográfica sobre o assunto a fim de compreender constituição docente das ciências de saúde. A maioria dos profissionais da saúde formado nas últimas duas décadas foi estimulada a tornar-se especialista em alguma área. Contudo, atualmente requer deste profissional atender à sociedade de forma ampla e não apenas por partes como nas especializações. Portanto, enfatiza-se a necessidade de formar mestres e doutores que compreendem além dos conhecimentos específicos, os contextos tecnológicos, sociais, pedagógicos e didáticos os quais são essenciais ao processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Espera-se assim, que a pós-graduação a nível stricto sensu auxilie na formação dos professores da área de saúde a fim de conduzi-los a novas proposições de instrução que lhes possibilite promover a saúde.

Palavras-chaves: educação em saúde, formação docente, pós-graduação, especialização.

ABSTRACT

This paper presents a reflective approach to teaching in higher education private institutions in health. It aims discuss the replacement of the model of university teachers as specialists. To this end, it employed a brief literature review on the subject in order to understand the constitution of the health sciences faculty. Most health professionals formed in the last two decades has been stimulated to become expert in some area. However, currently meet the needs of this professional society extensively and not just parts like specializations. Therefore, we emphasize the need to form teachers master and doctors who understand knowledge beyond the specific contexts technological, social, educational and teaching which are essential to the teaching-learning process of students. It is expected that graduate level stricto sensu assist in teacher formed in the area of heath to lead them to new proposals for education to enable them to promote health.

Keywords: health education, teacher formation, postgraduate, specializationRESUMO

Biografia do Autor

Rosilene Andrade Silva Rodrigues, Fisioterapeuta. Efetiva na Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso; Mestra em Biociências na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Tel. (65)9241 5895. e-mail para contato: rosilene.asr@gmail.com.br. NAFIMES- Núcleo de aptidão fisica, informática, metabolismo esporte e saúde da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Cuiabá (1993) e Mestrado em Biociências pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT (2012). Pós graduada latu sensu em saúde pública (UNIC). Pós-graduaçao em envelhecimento e saúde-UFMT (2012) .Título de especialista em fisioterapia traumato ortopedia funcional (COFFITO) e gerontologia (SBGG). Atualmente é fisioterapeuta da Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande (SMS-VG). Atua nos seguintes temas: capacidade funcional, idoso em CCI,saúde do idoso,tontura,vertigem, biomecanica humana, avaliação postural,equilibrio de escolares.

 

Pedro Henrique S. Castro Miziara, Médico (UNIDERP). PPG em residência na Santa Casa de Campo Grande (MS)

graduou-se medicina em 2011 na Universidade de Anhanguera - UNIDERP. Atuou como médico na SESAI - Secretaria de Saúde Indígena e no Hospital Regional de Miranda-MS "Renato Albuquerque Filho".. Atualmente faz residência na Santa Casa de misericórdia na área de Ginecologia e Obstetrícia.

 

Leni Aparecida Souto Miziara, Pedagoga, mestre em educação pela UCDB, doutoranda em educação pela UNESP/Araraquara e docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). e-mail: leni.miziara@terra.com.br

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Marília (1986).Especialização em Didática Geral, Psicopedagogia, Orientação e Supervisão Educacional. É mestre em Educação. Atua como professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e é Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Wladislau Garcia Gomes. Atualmente é doutoranda no Programa de pós Graduação em Educação Escolar da UNESP .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Como Citar

Rodrigues, R. A. S., Miziara, P. H. S. C., & Miziara, L. A. S. (2014). DESAFIO DE SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM INSTITUIÇÃO PRIVADA NA ÁREA DA SAÚDE. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(91), 128–148. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.128-148