Evasão discente em cursos de engenharia de computação e o trabalho em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10770

Palavras-chave:

Trabalho. Educação Tecnológica. Evasão. Engenharia de Computação.

Resumo

Este artigo traz para reflexão, questões que demonstram incidir nos fatores que contribuam para a evasão em cursos da TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, influenciando o trabalho de profissionais no segmento. Entre 2010 e 2019, pesquisas dos órgãos apresentadas neste estudo, os quais vêm monitorando o segmento, revelam constante demanda de recursos humanos para o setor no Brasil. Os fatores que contribuem para o perene cenário de carência de profissionais qualificados em TIC nas últimas décadas, indicam relacionar-se à evasão discente nos referidos cursos.  O diagnóstico desta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi obtido por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma exploração documental em bibliotecas digitais acadêmicas e órgãos do segmento, complementada com uma análise de evasão discente nos últimos anos em duas instituições acadêmicas de Minas Gerais. Os resultados observados demonstram que a evasão discente nos cursos de Engenharia de Computação e outros correlatos analisados têm forte inclinação ao modelo de formação basicamente tecnicista voltada a atender o mercado de trabalho e questões jurídicas e profissionais do segmento que colaboram com a escassez de profissionais devidos à evasão discente nestes cursos, gerando carência em recursos humanos para o segmento no estado de Minas Gerais e no Brasil.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

da Silveira, A. C. J. ., & Tonini, A. M. (2023). Evasão discente em cursos de engenharia de computação e o trabalho em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação . Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10770. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10770