Evasão discente em cursos de engenharia de computação e o trabalho em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10770Palabras clave:
Trabalho. Educação Tecnológica. Evasão. Engenharia de Computação.Resumen
Este artigo traz para reflexão, questões que demonstram incidir nos fatores que contribuam para a evasão em cursos da TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, influenciando o trabalho de profissionais no segmento. Entre 2010 e 2019, pesquisas dos órgãos apresentadas neste estudo, os quais vêm monitorando o segmento, revelam constante demanda de recursos humanos para o setor no Brasil. Os fatores que contribuem para o perene cenário de carência de profissionais qualificados em TIC nas últimas décadas, indicam relacionar-se à evasão discente nos referidos cursos. O diagnóstico desta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi obtido por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma exploração documental em bibliotecas digitais acadêmicas e órgãos do segmento, complementada com uma análise de evasão discente nos últimos anos em duas instituições acadêmicas de Minas Gerais. Os resultados observados demonstram que a evasão discente nos cursos de Engenharia de Computação e outros correlatos analisados têm forte inclinação ao modelo de formação basicamente tecnicista voltada a atender o mercado de trabalho e questões jurídicas e profissionais do segmento que colaboram com a escassez de profissionais devidos à evasão discente nestes cursos, gerando carência em recursos humanos para o segmento no estado de Minas Gerais e no Brasil.
Citas
ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Traducción de María Araujo y Julián Marías. 8. ed. Madrid: CEPC Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, (2002, p. 344). Aristóteles. Ética a Nicômaco. 2. ed. Baura: EDIPRO 2007.
BRASIL. MEC – INEP. Senso da Educação Superior - Divulgação Cursos Superior 2017. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file. Acesso em: 02 maio 2020.
BEYNON, Huw. (1997), The changing practices of work, in Richard K. Brown (ed.), The changing shape of work, Londres, Macmillan. 1997.
BRASSCOM. IDC, A formação e a evasão em cursos de tecnologias digitais. Relatórios Financeiros das Estatais. 2019.
DURKHEIM, Émile (1858-1917). De la division du travail social / Emile Durkheim. 1991. Source gallica.bnf.fr / Bibliothèque nationale de France.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho como principio educativo: por uma superação das ambiguidades. Boletim Técnico do SENAC, 11. Dez., 1985.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.
HOED, Raphael Magalhães. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de Computação. 2016. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília - Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Ciência da Computação. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/22575. Acesso em: 12 maio 2020.
NUNES, Maria Simone Mendes. A inserção dos egressos dos cursos de graduação na área de tecnologia da informação dos campi de interior da UFC no mercado regional. 2016. 117f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21230. Acesso em: 17 abr. 2020.
OLIVEIRA, M. O Tema da Imigração na Sociologia Clássica. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 57, no 1, 2014, pp. 73 a 100.
PINHEIRO, Ivete Peixoto; OLIVEIRA, Nilza Helena de. EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-MG E MOBILIDADE ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2014. COBENGE: múltiplos saberes e atuações. CEFET-MG – Diretoria de Graduação. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/5/Artigos/129254.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.
PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2005.
PORTAL G1 DE NOTÍCIAS (2012). Indie de evasão de alunos em curso de tecnologia da informação. 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/09/indice-de-evasao-de-alunos-e-maior-na-area-de-tecnologia-da-informacao.html Acesso em: 01 maio 2020.
REZENDE, Daniela Teixeira. Mulheres na TI: visões de alunos do curso de engenharia de computação sobre a área. 2018.109f. Dissertação (Mestrado) – Centro Federal de Educação Tecnológica – Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica, Belo Horizonte. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/verArquivo?idArquivo=2110196&key=8f8b72bb 182d25a092d279ff66ede750. Acesso em: 14 abr. 2020.
SHIMITZ, Aldo Antonio. MAX WEBER E A CORRENTE NEOWEBERIANA NA SOCIOLOGIA DAS PROFISSÕES. 2014. Revista Eletrônica dos Pós-graduando em Sociologia Política da UFSC. DOI: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2014v11n1p10 Acesso em: 10 maio 2020.
SILVA, Jarbas da Cunha e. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SABERES DO ENGENHEIRO POR MEIO DO PROJETO DO VEÍCULO CEFAST BAJA NO CEFET-MG. 2017. Dissertação (Mestrado). Centro Federal de Educação Tecnológica – Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica, Belo Horizonte. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=302. Acesso em: 10 fev. 2020.
SOARES, Paulo Sérgio Gomes. Uma análise da técnica na concepção de Herbert Marcuse. Revista Olhar. São Carlos. Ano 6°, vol. 10-11, 2004. p. 77-8.
SORJ, Bila. SOCIOLOGIA E TRABALHO: mutações, encontros e desencontros. 2000. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - VOL. 15 No 43 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v15n43/002.pdf. Acesso em: 08 dez. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).