Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências

Autores

  • Décio Auler UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188

Resumo

Neste texto faz-se uma análise crítica da concepção propedêutica, bem como de suas repercussões na educação em Ciências. Sinaliza-se encaminhamentos pautados por teorização resultante de aproximações entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao denominado movimento Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS). Conclui-se destacando a importância de não menosprezar, no processo educacional, o querer conhecer, aquilo que Freire denominou de curiosidade epistemológica. Aponta-se para um novo horizonte: aprender participando. Na concepção propedêutica, aprende-se para usar, para participar no futuro. Num repensar do tempo de escola, defende-se não mais aprender para participar, mas aprender participando.

Biografia do Autor

Décio Auler, UFSM

Doutor em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela UFSC. Professor no Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Educação da UFSM.

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Publicado

2013-05-20

Como Citar

Auler, D. (2013). Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências. Revista Contexto &Amp; Educação, 22(77), 167–188. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188