Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências

Autores/as

  • Décio Auler UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188

Resumen

Neste texto faz-se uma análise crítica da concepção propedêutica, bem como de suas repercussões na educação em Ciências. Sinaliza-se encaminhamentos pautados por teorização resultante de aproximações entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao denominado movimento Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS). Conclui-se destacando a importância de não menosprezar, no processo educacional, o querer conhecer, aquilo que Freire denominou de curiosidade epistemológica. Aponta-se para um novo horizonte: aprender participando. Na concepção propedêutica, aprende-se para usar, para participar no futuro. Num repensar do tempo de escola, defende-se não mais aprender para participar, mas aprender participando.

Biografía del autor/a

Décio Auler, UFSM

Doutor em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela UFSC. Professor no Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Educação da UFSM.

Publicado

2013-05-20

Cómo citar

Auler, D. (2013). Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências. Revista Contexto &Amp; Educação, 22(77), 167–188. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188