Nova Didática das Ciências e a Reforma do Ensino Médio: Por Dentro de uma Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.213-240Resumo
Este trabalho trata da formação continuada de professores de Química durante o estabelecimento da reforma do Ensino Médio em uma escola pública. Foram construídos o projeto político-pedagógico, o currículo e a matriz curricular, fundamentados na nova didática das Ciências e nas bases legais hoje vigentes no país. Foi introduzida uma disciplina, na parte diversificada do currículo, para instituir o modelo de ensino por investigação, numa perspectiva interdisciplinar. O processo foi avaliado por meio dos depoimentos de três professores de Química. Os resultados indicam que é possível introduzir a reforma, mas que há necessidade de mudanças na organização escolar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).