Nova Didática das Ciências e a Reforma do Ensino Médio: Por Dentro de uma Escola Pública

Autores

  • Maria Ângela Vasconcelos de Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.213-240

Resumo

Este trabalho trata da formação continuada de professores de Química durante o estabelecimento da reforma do Ensino Médio em uma escola pública. Foram construídos o projeto político-pedagógico, o currículo e a matriz curricular, fundamentados na nova didática das Ciências e nas bases legais hoje vigentes no país. Foi introduzida uma disciplina, na parte diversificada do currículo, para instituir o modelo de ensino por investigação, numa perspectiva interdisciplinar. O processo foi avaliado por meio dos depoimentos de três professores de Química. Os resultados indicam que é possível introduzir a reforma, mas que há necessidade de mudanças na organização escolar.

Biografia do Autor

Maria Ângela Vasconcelos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora em Educação.

Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora em Educação
(University of Surrey, Inglaterra).

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Publicado

2013-05-20

Como Citar

Almeida, M. Ângela V. de, & Bastos, H. F. B. N. (2013). Nova Didática das Ciências e a Reforma do Ensino Médio: Por Dentro de uma Escola Pública. Revista Contexto &Amp; Educação, 22(77), 213–240. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.213-240