Autoria Compartilhada na Elaboração de um Currículo Inovador em Ciências no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.241-262Resumo
As discussões e orientações sobre a organização curricular na Educação Básica ainda mostram pouco potencial para mudar as aulas no âmbito escolar. No Gipec-Unijuí assumiu-se o desafio de concretizar essas discussões e orientações em proposta curricular inovadora. A organização curricular em Ciências da Natureza na forma de Situações de Estudo, produzidas nas interlocuções de atores que fazem a formação escolar e a formação de professores na área, com acompanhamento pelapesquisa escolar e acadêmica, é uma tentativa promissora. Importante material de investigação já foi produzido junto a uma escola parceira nos últimos anos, proporcionando inovações na organização curricular em Ciências da Natureza. Descreve-se o processo como Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica. Esse processo, além de produzir orientações curriculares inovadoras na prática escolar, está permitindo
análises e entendimentos das mudanças instituídas no meio escolar e universitário. A continuidade do processo começa a se constituir em cultura de realização de trabalhos com autoria coletiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).