Autoria Compartilhada na Elaboração de um Currículo Inovador em Ciências no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.241-262Resumo
As discussões e orientações sobre a organização curricular na Educação Básica ainda mostram pouco potencial para mudar as aulas no âmbito escolar. No Gipec-Unijuí assumiu-se o desafio de concretizar essas discussões e orientações em proposta curricular inovadora. A organização curricular em Ciências da Natureza na forma de Situações de Estudo, produzidas nas interlocuções de atores que fazem a formação escolar e a formação de professores na área, com acompanhamento pelapesquisa escolar e acadêmica, é uma tentativa promissora. Importante material de investigação já foi produzido junto a uma escola parceira nos últimos anos, proporcionando inovações na organização curricular em Ciências da Natureza. Descreve-se o processo como Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica. Esse processo, além de produzir orientações curriculares inovadoras na prática escolar, está permitindo
análises e entendimentos das mudanças instituídas no meio escolar e universitário. A continuidade do processo começa a se constituir em cultura de realização de trabalhos com autoria coletiva.
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