Autoria Compartilhada na Elaboração de um Currículo Inovador em Ciências no Ensino Médio

Authors

  • Maria Cristina Pansera de Araújo Unijuí
  • Miltom Antonio Auth Unijuí
  • Otavio Aloisio Maldaner Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.241-262

Abstract

As discussões e orientações sobre a organização curricular na Educação Básica ainda mostram pouco potencial para mudar as aulas no âmbito escolar. No Gipec-Unijuí assumiu-se o desafio de concretizar essas discussões e orientações em proposta curricular inovadora. A organização curricular em Ciências da Natureza na forma de Situações de Estudo, produzidas nas interlocuções de atores que fazem a formação escolar e a formação de professores na área, com acompanhamento pela
pesquisa escolar e acadêmica, é uma tentativa promissora. Importante material de investigação já foi produzido junto a uma escola parceira nos últimos anos, proporcionando inovações na organização curricular em Ciências da Natureza. Descreve-se o processo como Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica. Esse processo, além de produzir orientações curriculares inovadoras na prática escolar, está permitindo
análises e entendimentos das mudanças instituídas no meio escolar e universitário. A continuidade do processo começa a se constituir em cultura de realização de trabalhos com autoria coletiva.

Author Biographies

Maria Cristina Pansera de Araújo, Unijuí

Doutora em Genética (UFRGS). Professora do DBQ – Unijuí, mestrado em Educação, linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores.

Miltom Antonio Auth, Unijuí

Doutor em Educação: Ensino de Ciências Naturais (UFSC). Professor do Defem – Unijuí,
mestrado em Educação, linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores.
auth@unijui.edu.br

Otavio Aloisio Maldaner, Unijuí

Doutor em Educação (Unicamp). Professor do DBQ – Unijuí, mestrado em Educação, linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores.

Published

2013-05-20

How to Cite

Araújo, M. C. P. de, Auth, M. A., & Maldaner, O. A. (2013). Autoria Compartilhada na Elaboração de um Currículo Inovador em Ciências no Ensino Médio. Context and Education Journal, 22(77), 241–262. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.241-262