A Formação do Professor de Biologia na UFSC e o Ensino da Evolução Biológica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.13-41Resumo
Discutem-se aspectos da formação inicial e da prática docente que influenciam o ensino de um tema central e unificador – Evolução Biológica – entre professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federalde Santa Catarina. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com licenciados, que apontaram, entre outros problemas, dificuldades na condução da disciplina
curricular de Evolução e uma generalizada falta de integração entre as disciplinas biológicas e as de conteúdo pedagógico. Sinaliza-se a necessidade de rever as estruturas curriculares das Licenciaturas, com vistas a superar a influência da racionalidade técnica e de modelos historicamente consagrados, como o “esquema 3+1”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).