A Formação do Professor de Biologia na UFSC e o Ensino da Evolução Biológica

Autores/as

  • Lidiane Goedert
  • Vivian Leyser
  • Nadir Castilho Delizoicov

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.13-41

Resumen

Discutem-se aspectos da formação inicial e da prática docente que influenciam o ensino de um tema central e unificador – Evolução Biológica – entre professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal
de Santa Catarina. Foram realizadas entrevistas  semi-estruturadas com licenciados, que apontaram, entre outros problemas, dificuldades na condução da disciplina
curricular de Evolução e uma generalizada falta de integração entre as disciplinas biológicas e as de conteúdo pedagógico. Sinaliza-se a necessidade de rever as estruturas curriculares das Licenciaturas, com vistas a superar a influência da racionalidade técnica e de modelos historicamente consagrados, como o “esquema 3+1”.

Publicado

2013-05-20

Cómo citar

Goedert, L., Leyser, V., & Delizoicov, N. C. (2013). A Formação do Professor de Biologia na UFSC e o Ensino da Evolução Biológica. Revista Contexto &Amp; Educación, 21(76), 13–41. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.13-41