Formação de Professores de Química: Elementos para a Construção de uma Epistemologia da Prática
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.43-60Resumo
Uma das críticas referentes à formação docente, particularmente no âmbito das ciências naturais, refere-se ao modelo predominantemente instrumental-tecnicista. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo investigar a formação de profissionais egressos do curso de Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), identificando necessidades formativas no intuito de buscar referenciais necessários à construção de uma epistemologia da prática. Para o desenvolvimento do estudo optou-se por uma abordagem de investigação do tipo qualitativo, adotando como fonte principal dados obtidos em questionários. Os resultados da investigaçãoidentificam elementos que podem proporcionar melhorias na formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.