MEME DE OSWALDO CRUZ COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE FEBRE AMARELA E A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

MEME OF OSWALDO CRUZ AS A TEACHING STRATEGY ABOUT YELLOW FEVER AND THE IMPORTANCE OF VACCINATION

Autores

  • Daniela Frey FIOCRUZ/RJ. CEFET/RJ Petrópolis
  • Maria de Fátima Alves-de-Oliveira FIOCRUZ/RJ
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros PUC/MG - Departamento de Ciências Biológicas; UEMG – Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana; FIOCRUZ/RJ – Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde

Palavras-chave:

Ensino de febre amarela. Linguagem digital e meme. Vacinação. Recurso didático.

Resumo

A febre amarela é uma doença grave, prevenida de forma eficiente pela vacinação. Entre 2017 e 2018, o país teve um considerável aumento do número de casos da forma silvestre e de mortes dela decorrentes, especialmente em áreas que não eram consideradas de risco. Nossa proposta foi utilizar, para ir à contramão das fake news que estimulam a não vacinação, um meme com a imagem de Oswaldo Cruz, como desencadeador, em aulas de Biologia de um Curso Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio de uma instituição pública, em Petrópolis (RJ), de discussões sobre febre amarela e sua profilaxia, levando a 100% da cobertura vacinal entre esses alunos. Questões de saúde pública, como essa, podem e devem ser levadas para a sala de aula, não apenas de Biologia, mas de forma multidisciplinar, promovendo debates e contribuindo para um movimento de divulgação científica, assim como para a profilaxia desta e de outras doenças.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Alves-de-Oliveira, FIOCRUZ/RJ

Doutora em Ciências e Saúde.

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ/RJ).

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Frey, D., Alves-de-Oliveira, M. de F., & Barros, M. D. M. de. (2021). MEME DE OSWALDO CRUZ COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE FEBRE AMARELA E A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO: MEME OF OSWALDO CRUZ AS A TEACHING STRATEGY ABOUT YELLOW FEVER AND THE IMPORTANCE OF VACCINATION. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(114). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11252

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde