MEME DE OSWALDO CRUZ COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE FEBRE AMARELA E A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
MEME OF OSWALDO CRUZ AS A TEACHING STRATEGY ABOUT YELLOW FEVER AND THE IMPORTANCE OF VACCINATION
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.224-237Palavras-chave:
Ensino de febre amarela. Linguagem digital e meme. Vacinação. Recurso didático.Resumo
A febre amarela é uma doença grave, prevenida de forma eficiente pela vacinação. Entre 2017 e 2018, o país teve um considerável aumento do número de casos da forma silvestre e de mortes dela decorrentes, especialmente em áreas que não eram consideradas de risco. Nossa proposta foi utilizar, para ir à contramão das fake news que estimulam a não vacinação, um meme com a imagem de Oswaldo Cruz, como desencadeador, em aulas de Biologia de um Curso Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio de uma instituição pública, em Petrópolis (RJ), de discussões sobre febre amarela e sua profilaxia, levando a 100% da cobertura vacinal entre esses alunos. Questões de saúde pública, como essa, podem e devem ser levadas para a sala de aula, não apenas de Biologia, mas de forma multidisciplinar, promovendo debates e contribuindo para um movimento de divulgação científica, assim como para a profilaxia desta e de outras doenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).