O PROBLEMA DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS E FLORESTAIS

Autores

  • Ricardo Serra Borsatto
  • Michelle Melissa Althaus Ottmann
  • Nilce Nazareno da Fonte UFPR
  • Rogério Barbosa Macedo Fundação Faculdades Luiz Meneghel
  • Silvia Leticia Zanmaria Palma

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.143-159

Resumo

Este artigo aborda o processo de formação dos engenheiros
agrônomos e florestais que irão atuar de forma direta ou indireta
no meio agrário brasileiro, levantando contradições entre o processo de formação e as demandas do meio agrário. As reflexões apresentadas neste artigo foram desenvolvidas no
contexto da linha de pesquisa Desenvolvimento Rural Sustentável
por participantes da disciplina Complexidade e Interdisciplinaridade, em que são discutidos temas voltados para a busca de um paradigma científico e uma nova maneira de abordar a realidade agrária, fomentando propostas mais sustentáveis para o seu desenvolvimento, tais como: teoria do
pensamento complexo, relações sistêmicas, agroecologia e
transdisciplinaridade.

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Publicado

2013-05-21

Como Citar

Borsatto, R. S., Ottmann, M. M. A., Fonte, N. N. da, Macedo, R. B., & Palma, S. L. Z. (2013). O PROBLEMA DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS E FLORESTAIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 20(73-74), 143–159. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.143-159