O PROBLEMA DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS E FLORESTAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.143-159Resumen
Este artigo aborda o processo de formação dos engenheirosagrônomos e florestais que irão atuar de forma direta ou indireta
no meio agrário brasileiro, levantando contradições entre o processo de formação e as demandas do meio agrário. As reflexões apresentadas neste artigo foram desenvolvidas no
contexto da linha de pesquisa Desenvolvimento Rural Sustentável
por participantes da disciplina Complexidade e Interdisciplinaridade, em que são discutidos temas voltados para a busca de um paradigma científico e uma nova maneira de abordar a realidade agrária, fomentando propostas mais sustentáveis para o seu desenvolvimento, tais como: teoria do
pensamento complexo, relações sistêmicas, agroecologia e
transdisciplinaridade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).